Haverá Perseguição aos Moldes dos 1260 dias profetizados em Daniel 7:25? Haverá decreto Dominical nos últimos dias?
Por: Evangelista Flavio Schmidt de Carvalho
Esta expectativa muito difundida no meio dos adventistas deve ser analisada ao crivo da Biblia. Alguém pode dizer que não existe nenhum problema com esta expectativa pois ela esta mais fortemente alicerçada no “espirito de profecia” da “irmã ” Ellen White.
Para todo sincero seguidor de Jesus Cristo, a Biblia deve ser a autoridade final de uma conclusão profética, e devemos buscar nela e nos profetas Biblicos se existe fundamento para esta expectativa de perseguição aos moldes da era negra e decreto Dominical Mundial contra os sabatistas.
Primeira Análise Profética e Biblica.
1. A Biblia Diz que a perseguição dos santos duraria 1260 dias, 42 meses, ou Tempos + dois tempos e Metade de um tempo.
Vejamos as passagens Biblicas que descrevem este Periodo:
Daniel 7:25, Apocalispse 12:6, 14, Apocalipse 11:2,3 , Apocalipse 13:5.
Todas estas passagens cobrem o tempo de humilhação, refúgio da igreja e destruição do poder do povo santo.
OBS: O livro de Daniel nos dá claras diretrizes para identificar na historia o periodo que compreende estes 1260 dias profeticos. Alguns defendem com muita propriedade a duração do periodo de 538DC Ascenção do Papa ao poder temporal por decreto de Justiano de Constantinopla, até a queda e separação do poder temporal Religioso do estado laico em 1798Dc, quando Gal. Bertier destrona o Papa levando-o para a França onde lá foi morto a espada.
2. O Que diz os profetas após este periodo de supremacia sobre os santos e os 10 chifres de Roma e Sete Cabeças?
O livro de Daniel nos dá algumas diretrizes, nos dizendo que o juízo se estabelece sobre o pequeno Chifre (papado) e inicia um processo de desfazer e destruir seu poder. Vejamos:
Daniel 7: 26 Mas o juízo será estabelecido, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim.
OBS: Aqui nos mostra que o Juizo uma vez estabelecido após o periodo dos 1260 dias que a ponta pequena tem para assumir, tende a diminuir e destruir e desfazer o poder desta ponta pequena até o fim. Este processo de decadência do poder político do papado ocorreu após a separação do poder religioso do poder politico, ou estado laico, promovido pela revolução Francesa, Napoleão Bonaparte em 1798 envia Gal. Beltier para prender o papa de Roma e levá-lo para França.
NOTA: Temos que considerar que para haver uma perseguição contra os sabatistas, o papado teria que assumir novamente com toda a força seu poder Político/religioso sobre o mundo e as nações, temos que também considerar um governo mundial novamente, e isso não encontramos espaço em Daniel cap 2 ( Visão da estátua), ali demonstra que o reino de Cristo é estabelecido sobre a terra nos dias dos reis em parte de ferro e barro (divididos), sem espaço para uma coligação Mundial centralizada no governo papal como foi na Europa na Idade média!
Leia Daniel 2:41-41, verso 44 diz. ..Mas nos dias destes reis (dedos da estátua)…subsequentemente vem o estabelecimento do reino representado pela grande pedra cortada sem auxilio de mãos, esta pedra destrói os governos terrestres e se estabelece e enche TODA A TERRA.
3. Jesus elucida os dias da sua vinda como dias tranquilos e despreocupados, sendo a sua vinda um elemento surpresa e repentino.
Sabemos que nos dias de perseguição a igreja não pode tosquenejar, nem tem como. Uma pessoa sobre o perigo de uma perseguição esta com adrenalina a toda!
Jesus descreve na parábola da 10 virgens a situação da sua igreja por ocasião da sua vinda da seguinte forma:
Mateus 25:
1Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
NOTA: Tosquenejaram, tanto as prudentes como as imprudentes. Porque tosquenejaram? haveria alguma perseguição? De modo nenhum. O Clamor da Meia noite, é o acontecimento profético que os desperta para acordar e saber que estão as portas, este acontecimento do clamor da meia noite é muito bem narrado pelos profetas da Biblia como a Batalha do Armagedom Apocalipse 16:15-17. Jesus inclusive exorta a vigiar para não andar nú, condição essa da igreja de Laodicéia, porque anda nú e esta em situação de cegueira espiritual ( Apocalipse 3:14-22 )
4. As 7 cartas do Apocalipse, representando também as setes eras da igreja cristã não falam de perseguição na última era.
Todas as eras que a igreja do Senhor Jesus Cristo passou, ele deixou mensagens proféticas para corrigir, exortar e até mesmo a estimular com elogios as pessoas que em cada época fizeram parte da salvação.
Vemos por exemplo a era dos mártires como o caso da segunda carta a Esmirna:
Jesus Cristo alenta a Sua igreja sobre as perseguições que haveria de enfrentar, uma tribulação de 10 dias ele preconiza, podemos entender o período de 10 Imperadores sanguinários e perseguidores ou o período da era dos mártires descrito na historia de 300DC a 313DC debaixo do imperador Deucleciano!
Ainda vemos outras advertências de perseguição e morte contra grupos de cristãos que resistem a apostasia no caso da Igreja de Pérgamo, onde Antipas a fiel testemunha do Senhor é martirizado!
NOTA: Certamente se houvesse alguma perseguição aos moldes do que houve no período dos 1260 dias, tipo a perseguição da Inquisição Romana, o Senhor Jesus Cristo não teria deixado passar na sua advertência a última era da igreja a de Laodicéia (Juízo dos povos). Porém o que encontramos para a igreja e seus cristãos nos últimos dias? Exortação contra o relapso, cegueira e orgulho, estas mesmas características que Jesus diz dos maus servos que não vigiam a vinda do seu Senhor, serão pegos de surpresa!
5. A Igreja em momentos de perseguição não fica despercebida mas vigilante.
As advertências dadas pelo próprio Senhor Jesus para os dias de sua vinda são claras. Ele mostra que são dias de despreocupação, liberdade e muito egoísmo, como foi nos dias antes do dilúvio, ou da destruição de Sodoma e Gomorra, assim Jesus igualmente descreve.
Mateus 24: 38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
44Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis
50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
6. Conclusão.
A espera de um decreto Dominical e perseguição aos moldes da Idade Média traz consigo um grande perigo, pois muitos dizem que nesta época estarão ardendo em fé, igualmente esperando uma chuva serôdia para estes dias. Na verdade a chuva já esta caindo e muitos estão de guarda chuva na desculpa de espera de uma perseguição e o tempo esta passando e as pessoas não estão se preparando, tosquenejam. Hoje e agora é tempo de estarmos vigilantes e apercebidos, mantendo uma fé firme na palavra dos Profetas da Biblia como a luz que alumia em lugares escuros ( II Ped 1:18 ). O perigo desta crença baseada em uma profetisa e escritos fora da biblia pode trazer grande decepção e perigo, pois estas mesmas pessoas ao não verem estas expectativas cumpridas e não tendo o conhecimento da verdade profética da guerra no Oriente médio sob aspecto das profecias concernentes ao Estado de Israel. As pessoas que assim creem no decreto mundial de esforço em obrigar as pessoas guardarem domingo, ficam distraídas e despercebidas da realidade que os cercam, alimentando fantasias e expectativas falsas. O que ocorrerá finalmente é que terão suas vidas espirituais fortemente abaladas pelos acontecimentos da realidade que é uma repentina III Guerra Mundial, o Armagedom no Oriente Médio. Consideremos este importante assunto.
Copyright “©” Igreja de Deus do Sétimo Dia, Movimento Congregacional.